Quais são os tipos de recrutamento e seleção - F.RH

Descubra quais são os diversos tipos de processos de recrutamento e seleção

Encontrar o funcionário ideal para uma determinada área é, por vezes, uma verdadeira dor de cabeça para as empresas. Uma das formas de garantir o sucesso da contratação de um funcionário que seja uma verdadeira mais valia para a empresa é através de um processo rigoroso de recrutamento e seleção de candidatos. 
Saber quais são os tipos de recrutamento e seleção e saber como os utilizar pode ser a chave de sucesso de um bom processo de recrutamento e seleção, por isso, hoje a F.RH traz-te os 5 principais tipos de recrutamento e seleção que existem:

1. Recrutamento Interno

O recrutamento interno ocorre quando é a própria empresa a fazer todo o processo de procura e seleção de candidatos internamente, ou seja, a empresa partilha a vaga internamente para um determinado cargo que vai ser preenchido por colaboradores já presentes na empresa. Este modelo aplica-se também aquando é a propria empresa a alocar o funcionário a determinada vaga, ou seja, propõe ao funcionário uma nova posição, por exemplo, quando é promovido a um novo cargo.

2. Recrutamento Externo

O recrutamento externo acontece quando a empresa vai ao mercado de trabalho procurar candidatos para preencher as vagas abertas. Aqui a empesa pode ser ela a desenvolver todo o processo de recrutamento de candidatos ou recorrer a empresas especialistas neste tipo de processos de forma a os ajudar na captação e seleção de candidatos. 

Pode ainda recorrer a um serviço de Executive search (também conhecido como headhunting) em que uma consultora em processos de recrutamento e seleção abordam profissionais que podem preencher a vaga, de forma discreta e em sigilo, estando assim apenas à procura de nomes desejados no mercado com experiência e conhecimento. 

3. Recrutamento misto

O recrutamento misto acontece quando a empresa faz um processo de recrutamento e seleção internos e externo para uma determinada vaga. Aqui tanto um candidato funcionário da empresa ou alguém fora da mesma tem hipóteses de ocupar a vaga. Isto permite uma maior abrangência de candidatos, dando o melhor dos dois métodos. 

Este tipo de processos de recrutamento permite ainda que as pessoas dentro da empresa sintam que têm opoprtunidade de crescer e mudar dentro da organização, como a possiblidade de captar novos talentos fora da empresa.

4. Recrutamento Online

O recrutamento online é uma realidade que tem vindo a estar cada vez mais presente nos processos de recrutamento e seleção das empresas. Aqui a empresa recorre a uma plataforma em que pode partilhar a vaga e avaliar de forma detalhada as competências dos candidatos. Aqui o candidato preenche um género de formulário com os seus dados, como pode também realizar testes dentro da plataforma, que posteriormente serão avaliados pelos recrutadores.

5. Recrutamento às cegas

O recrutamento às cegas acontece quando o processo é feito apenas olhando para as os requisitos essenciais para preencher a vaga, avaliando-se apenas as competências técnicas e comportamentais, e não olha para fatores como idade, gênero, foto, etc. Este é um modelo idealizado para diminuir a descriminação na escolha de candidatos. 


Após estes diferentes tipos de processos de recrutamento e seleção ainda tens dúvidas? Descobre como o serviço de recrutamento e seleção da F.RH te pode ajudar. Clica aqui ou envia-nos mensagem para o nosso Whats APP. Um serviço de excelência que te irá permitir encontrar o candidato ideal para as vagas que necessitas preencher!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *